"Grandes coisas fez o Senhor por nós, por isso estamos cheios de alegria"
( Sl 126:03)

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A inteligência dos cães



Para a maioria dos donos de cachorros, os seus são os mais inteligentes, fazem mais gracinhas. Mas na visão científica é um pouco diferente. Veremos como´foi feito o ranking da inteligencia canina.



A inteligência dos cães (em inglês: The Intelligence of Dogs) é uma publicação de Stanley Coren a respeito da inteligência canina para o trabalho e para com a aceitação de comandos de obediência. Para a elaboração deste livro, Coren criou um questionário a ser respondido por juízes norte-americanos e canadenses especializados em provas de obediência. Na obra, 133 raças foram avaliadas e listadas em 79 posições por 208 juízes, entre os quais 199 responderam completamente as perguntas. Para o autor foi importante ainda ressaltar que o livro não trata da chamada inteligência instintiva destes animais.[1][2]



Graduações

A border collie é considerada a raça mais inteligente de todas para a obediência e o trabalho.
De acordo com Stanley, os critérios atingidos pelos caninos podem ser listados de 1 a 80:[1]
Nas graduações de 1 a 10 lista-se os melhores cães de inteligência de trabalho. Após cinco tentativas, estes caninos já apresentam entendimento e não necessitam prática para repetirem comandos. Para 95% destes cães, não é preciso repetir uma ordem mais de uma vez. Sua velocidade entre o tempo de comando e o de execução também é considerada.


Nas graduações de 11 a 26 São listados excelentes cães de trabalho, cuja repetição de comandos é dada entre cinco e quinze vezes, respondendo, em 85% dos casos, ao primeiro comando, sem necessitar de repetição. A demora entre o comando e a resposta é ocasionalmente notada quando este apresenta-se um pouco mais complexo.


Nas graduações de 27 a 39 vê-se os cães de trabalho com inteligência acima da média. Estes caninos necessitam de até vinte repetições dos comandos para que os obedeçam, ainda que demonstrem entendimento prévio. Após treinados, em 70% dos casos não necessitam de repetição da ordem. Apresentam dificuldade em obedecer quando o dono se distancia e demoram um pouco mais para responder.


Nas graduações de 40 a 54 encontra-se listados os cães de inteligência de trabalho e obediência intermediária, que precisam de até quarenta repetições para que aprendam um novo comando, demonstrando, após vinte repetições, um entendimento rústico da ordem dada. Em 50% dos casos, após treinados, respondem aos comandos sem necessidade de repetição. Todavia, a confiabilidade de execução depende do treinamento investido. Seu tempo de resposta é considerado lento.


Nas graduações de 55 a 69 são postos os cães cuja capacidade de obediência e de trabalho é classificada como razoável, necessitando de até oitenta repetições para que aprendam um comando. Mesmo após terem aprendido, a obediência aparenta ainda ser fraca, e em apenas 30% dos casos, conseguem responder a uma ordem sem necessidade de repetição. Caso o treinador ou dono se afaste, o tempo de resposta e a obediência diminuem consideravelmente.


Nas graduações de 70 a 80 são listadas as raças julgadas como detentoras do menor grau de inteligência de trabalho e obediência. Necessitam de até quarenta repetições para que demonstrem o mínimo de entendimento sobre o comando durante o treinamento e antes que consigam executar a ordem. É comum que precisem executar o mesmo movimento por mais de cem vezes antes que se tornem confiáveis.
[editar] Posições

De acordo com a pesquisa, o boiadeiro australiano ocupa a décima posição.

Na vigésima colocação está o cocker spaniel americano, duas posições atrás de seu parente inglês.

O border terrier está empatado com o briard na trigésima posição.

Em quadragésismo lugar o bedlington terrier está empatado com outros do mesmo grupo.

Em 50º lugar está o grande malamute-do-alasca.



De acordo com a pesquisa, o boiadeiro australiano ocupa a décima posição.

Na vigésima colocação está o cocker spaniel americano, duas posições atrás de seu parente inglês.

O border terrier está empatado com o briard na trigésima posição.

Em quadragésismo lugar o bedlington terrier está empatado com outros do mesmo grupo.

Em 50º lugar está o grande malamute-do-alasca.

O afghan hound ocupa a última posição.






POSIÇÕES




O resultado da pesquisa do autor junto aos juízes foi:[1]
1º - Border Collie

2º - Poodle



5º - Dobermann


7º - Labrador

8º - Papillon











19º - Brittany


21º - Weimaraner




25º - Vizsla








33º - Samoieda



36º - Elkhound



39º - Dálmata


















57º - Pug










r67º - Chihuahua

68º - Lhasa Apso


70º - Shih Tzu



73º - Pequinês

74º - Bloodhound

75º - Borzoi

76º - Chow Chow

77º - Bulldog

78º Basenji





Referências
The Intelligence of Dogs (em inglês). Amazon. Página visitada em 30 de maio de 2011.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Cães em apartamento




Muitas pessoas me perguntam como é criar um cão em apartamento? É claro que tê-los num quintal ou jardim requer menos cuidados.

Quando o Thorus veio para o meu ap. , eu já tinha a Lilika, que nunca deu trabalho algum , era como se não tivesse nenhum cão. Mas um filhote era bem diferente. ..Já tivemos sorte porque ele não chorou. Meu empenho era ensiná-lo a fazer as necessidades no lugar certo. Como ele já fazia tudo no jornal , levei o papel para a sacada e, ficava o tempo todo de olho esperando ele acordar , filhotes acordam e logo fazem xixi, quando acordava o pegava e levava ate o jornal na sacada. Foram 5dias para aprender , então só fazia lá.

Toda a educação do filhote tem que ser com paciência , disciplina e muita dedicação.

Em apartamentos , aprendi , que o melhor produto para não deixar cheiro de cachorro é a água sanitária ou multi uso com cloro, os outros , que dizem ser específicos não são tão bons. Outros produtos de limpeza às vezes pioram.

Existem repelentes para cães , que tem um sabor muito amargo, e Evitam que seu filhote morda móveis, e coisas indesejadas. Mas não vacile . deixar sapatos , roupas e fios à mostra é pedir para seu pequeno morder.

Quando seu cãozinho já tiver tomado todas as vacinas , pode começar a passear. Gaste sua energia deixando-o brincar ou andando na coleira, assim ele fará menos bagunça em casa. Cuidado para nao exagerar nas caminhadas, para não causar lesões no filhote. Com as saídas ele vai se acostumando a fazer as necessidades na rua .lembre-se sempre de levar saquinho para recolher o cocô.

Rações super premium , específicas para a raça tem todos os nutrientes que o deixará saudável. Eu dou para os meus , todos os dias, suplementos para a pele e pelagem, que diminuem a queda dos pelos.

Deixar brinquedos sempre a mostra é bom para distraí-los, mas varie os brinquedos.

Mantenha as vacinas e vermífugos sempre em dia e leve seu amiguinho sempre para fazer um check up e quando achar necessário no veterinário. Fique atento , eles nunca reclamam.

Tenho a Lilika e o Thorus em um apartamento , hoje o trabalho é mínimo e nem parece que tenho 2 cães.

CUIDE BEM DE SEU MELHOR AMIGO!